31 de JANEIRO | "RENDUFE" E "BENJAMIN: AUTO RÁDIO" NO MUVI

31 JANEIRO | 21H00
RECREIO DOS ARTISTAS
ENTRADA LIVRE

 
"Rendufe", de Miguel Filgueiras. 31 minutos. Competição Palcos Cantados - Palco Nacional.
Trailer:  https://vimeo.com/154419425


Foi em busca da velocidade de escape da gravidade de cada pedra, onde o frio está longe de ser encontrado, que Rui Carvalho, aka Filho da Mãe, gravou as canções de “Mergulho”, no Mosteiro de Rendufe, em Amares, no fundo do Norte de Portugal.


"Benjamim: Auto Rádio", de Gonçalo Pôla. 94 minutos. Competição Odisseias Musicais - Palco Nacional.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=_zoKj16nCR8


 Tal como o disco de Benjamim, o filme “Auto Rádio” é uma viagem pelo país, pelas canções e pela música. Fala sobre Afife, sobre a Guiné, sobre concertos esquecidos no terreiro da Aldeia da Pedralva ou sobre fazer música em Portugal; é uma ode à dureza da estrada, aos concertos falhados, aos bem-sucedidos, aos discos, à rádio, ao verão e ao país, enquanto conta a aventura insólita de uma longa jornada por Portugal quase inteiro numa carrinha carregada de equipamento até ao tejadilho.







e se a música pudesse ser vista?


Eis que chega à Terceira o MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, pela mão do Cine-Clube da Ilha Terceira, com exibições às terças-feiras, na sala da Recreio dos Artistas, sempre pelas 21h00. Seis sessões, doze filmes (longas e curtas-metragens), entre 10 de janeiro e 14 de fevereiro. Diferentes realizadores, diferentes músicas, diferentes olhares. Um denominador comum: o ritmo.

Na primeira sessão (10 de janeiro) são exibidos “Porque Não Sou o Giacometti do Século XXI”, de Tiago Pereira e “Guitarras ao Alto”, de Daniel Mota. Seguem-se (17 de janeiro) “Future Islands: Road Dawgs”, de Jay Buim e “Phil Mendrix”, de Paulo Abreu; a 24 de janeiro, “O Armazém do Limoeiro”, de Fábio Bardella e Filipe Augusto e “Filhos de Bach”, de Ansgar Ahlers; a 31 de janeiro, “Rendufe”, de Miguel Filgueiras e “Benjamim: Auto Rádio”, de Gonçalo Pôla; a 7 de fevereiro, “Pontas Soltas”, de Ricardo Oliveira e “Afinando Pessoas, Pássaros e Flores”, de Luís Margalhau. Na última sessão, a 14 de fevereiro, “Alouette”, de Shai Itzhar e “Melody of Noise”, de Gitta Gsell.

Cansados de ver a produção cinematográfica que se faz em redor da música inserida apenas em pequenas secções de outros festivais de cinema, Cláudia Correia, Filipe Pedro e Joana Fonseca decidiram inverter os acordes. Membros fundadores da cooperativa cultural FWD COOP CRL, criaram o Muvi - Festival Internacional de Música no Cinema, cuja primeira edição teve lugar em Lisboa, em 2014.

Assim, a partir do mote «Vê além do que ouves» o MUVI junta o público que gosta de música com o cinema, incentiva a criação autoral na área do cinema musical, ensaia aproximações entre o universo da música e o do cinema contemporâneo e potencia a circulação de obras e de autores nas áreas do cinema e da música em território nacional e internacional.

Além dos clássicos relacionados com música (Acordes Históricos), das sessões especiais, das palestras, dos concertos e das exposições, o Muvi apresenta anualmente em Lisboa uma secção competitiva com longas (Odisseias Musicais), curtas (Sonetos Cantados) e vídeos musicais (Canções Com Gente Dentro).

O único festival de cinema específico sobre música em Portugal, contou, na primeira edição, de 3 a 7 de setembro de 2014, com cerca de 2000 pessoas. Na segunda edição, de 1 a 7 de dezembro de 2015, estiveram presentes 3200 pessoas. De 29 de novembro a 5 de dezembro de 2016 marcaram presença no Muvi cerca de 4.000 pessoas, que participaram em quase 150 eventos - sessões de cinema, filmes-concertos, concertos, exposições e festas.

 


PROGRAMAÇÃO
SESSÃO 5
07 FEVEREIRO | 21H00
 
"Pontas Soltas", de Ricardo Oliveira. 40 minutos. Prémio do Júri e Prémio do Público - Sonetos Cantados - Palco Nacional.
Trailer: https://vimeo.com/190099084
 
"Afinando Pessoas, Pássaros e Flores", de Luís Margalhau. 65 minutos. Prémio do Público - Odisseias Musicais - Palco Nacional.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago