7 FEVEREIRO | "PONTAS SOLTAS" E "AFINANDO PESSOAS, PÁSSAROS E FLORES | 21H00

7 FEVEREIRO | 21H00
RECREIO DOS ARTISTAS
ENTRADA LIVRE

"Pontas Soltas", de Ricardo Oliveira. 40 minutos. Prémio do Júri e Prémio do Público - Sonetos Cantados - Palco Nacional.

“Pontas Soltas” é um filme onde certos conceitos básicos da Mecânica Quântica - um interesse casual que fomenta conversas ocasionais entre os elementos da banda portuguesa Capitão Fausto - são o ponto de partida para falar do processo criativo de músicos e de outros artistas.

Trailer: https://vimeo.com/190099084


* * * 

"Afinando Pessoas, Pássaros e Flores", de Luís Margalhau. 65 minutos. Prémio do Público - Odisseias Musicais - Palco Nacional.

Abra os ouvidos e Escute. À sua volta e dentro de si. Procure o canto dos pássaros, o rumor das canas, o murmúrio da água, o gemido dos elétricos na calçada velha, o assobio do amolador nas vielas, um piano numa fábrica antiga, a canção que a sua avó lhe cantava. Paulo Maria Rodrigues faz-se, pelo seu trabalho, um empreendedor de sonhos: ele desperta na criança, por meio da arte, a recetividade para o mundo envolvente e a consciência da versatilidade da comunicação.



 







e se a música pudesse ser vista?


Eis que chega à Terceira o MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, pela mão do Cine-Clube da Ilha Terceira, com exibições às terças-feiras, na sala da Recreio dos Artistas, sempre pelas 21h00. Seis sessões, doze filmes (longas e curtas-metragens), entre 10 de janeiro e 14 de fevereiro. Diferentes realizadores, diferentes músicas, diferentes olhares. Um denominador comum: o ritmo.

Na primeira sessão (10 de janeiro) são exibidos “Porque Não Sou o Giacometti do Século XXI”, de Tiago Pereira e “Guitarras ao Alto”, de Daniel Mota. Seguem-se (17 de janeiro) “Future Islands: Road Dawgs”, de Jay Buim e “Phil Mendrix”, de Paulo Abreu; a 24 de janeiro, “O Armazém do Limoeiro”, de Fábio Bardella e Filipe Augusto e “Filhos de Bach”, de Ansgar Ahlers; a 31 de janeiro, “Rendufe”, de Miguel Filgueiras e “Benjamim: Auto Rádio”, de Gonçalo Pôla; a 7 de fevereiro, “Pontas Soltas”, de Ricardo Oliveira e “Afinando Pessoas, Pássaros e Flores”, de Luís Margalhau. Na última sessão, a 14 de fevereiro, “Alouette”, de Shai Itzhar e “Melody of Noise”, de Gitta Gsell.

Cansados de ver a produção cinematográfica que se faz em redor da música inserida apenas em pequenas secções de outros festivais de cinema, Cláudia Correia, Filipe Pedro e Joana Fonseca decidiram inverter os acordes. Membros fundadores da cooperativa cultural FWD COOP CRL, criaram o Muvi - Festival Internacional de Música no Cinema, cuja primeira edição teve lugar em Lisboa, em 2014.

Assim, a partir do mote «Vê além do que ouves» o MUVI junta o público que gosta de música com o cinema, incentiva a criação autoral na área do cinema musical, ensaia aproximações entre o universo da música e o do cinema contemporâneo e potencia a circulação de obras e de autores nas áreas do cinema e da música em território nacional e internacional.

Além dos clássicos relacionados com música (Acordes Históricos), das sessões especiais, das palestras, dos concertos e das exposições, o Muvi apresenta anualmente em Lisboa uma secção competitiva com longas (Odisseias Musicais), curtas (Sonetos Cantados) e vídeos musicais (Canções Com Gente Dentro).

O único festival de cinema específico sobre música em Portugal, contou, na primeira edição, de 3 a 7 de setembro de 2014, com cerca de 2000 pessoas. Na segunda edição, de 1 a 7 de dezembro de 2015, estiveram presentes 3200 pessoas. De 29 de novembro a 5 de dezembro de 2016 marcaram presença no Muvi cerca de 4.000 pessoas, que participaram em quase 150 eventos - sessões de cinema, filmes-concertos, concertos, exposições e festas.

 


PROGRAMAÇÃO
SESSÃO 6
14 FEVEREIRO | 21H00

 “Alouette”, de Shai Itzhar
Prémio do Público - Sonetos Cantados Palco Internacional, 22 min

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=d5nRRBJbiBA


“Melody of Noise”, de Gitta Gsell
Prémio da Crítica - Odisseias Musicais Palco Internacional, 86 min

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8agThtagqbY
 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago