Sessão IV - Cine'Eco|Seia - Terceira

           
4ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia 2017


Os documentários Lucens (Lucens), de Barelli Marcel, SOS na ilha de Santa Maria (SOS in Santa Maria island), de Jorge Almeida e Um sonho soberano, de Gonçalo Guerra, são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanherios, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 4ª sessão da Extensão à ilha Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima terça-feira, dia 28 de março, pelas 21h00, na Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, em Angra do Heroísmo.


Lucens (Lucens), de Barelli Marcel (Suíça), 2015, 6’, conta a história da primeira central nuclear construída 100% na Suíça, mas também da última.


SOS na Ilha de Santa Maria (SOS in Santa Maria Island), de Jorge Almeida (RTP), Portugal, 25’, Prémio Série e Reportagem de Televisão – Cine’Eco 2016, é um alerta para as reservas marinhas na ilha de Santa Maria, nos Açores, que estão em risco de extinção. A culpa é dos pescadores que continuam a fazer ali a sua faina perante a passividade da Marinha. Os operadores de mergulho já sentem vergonha de levar os turistas a mergulhar naquelas águas açorianas. Esta é uma reportagem do jornalista Jorge Almeida, imagem de Rui Rodrigues, imagem subaquática de José Serra, edição de Vanessa Brízido e produção de Cristina Godinho.

Um Sonho Soberano, de Gonçalo Guerra (Portugal), 76’, é um documentário sobre D. Renato, o Príncipe do Ilhéu da Pontinha. Em Agosto de 1903, o Rei de Portugal, D. Carlos I procede, mediante Carta Régia, à venda em hasta pública do Forte de São José, localizado num pequeno ilhéu junto à cidade do Funchal. Em Outubro de 2000, o antigo forte é adquirido pelo professor Renato Barros, sem o mesmo saber que a Carta Régia documentava não só a venda da propriedade como também do domínio do ilhéu. Da noite para o dia, o professor torna-se Príncipe: “Antes príncipe louco do que madeirense enganado... e a mim eles ainda não enganaram”, diz Renato Barros.

Estes três filmes/documentários dão continuidade à Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, e na Madalena do Pico, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira aquela autarquia. Todas as sessões são sempre de entrada livre.

Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 2 de maio, terão lugar sessões, divididas entre Sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros, encontrando-se a programação detalhada disponível em


https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira

http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt

http://www.montanheiros.com

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago