SESSÃO VII - CINE'ECO - 18 ABRIL - 21H'00 - OBSERVATÓRIO DO AMBIENTE AÇORES

7ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia 2017 

OBSERVATÓRIO DO AMBIENTE DOS AÇORES

Os documentários Pesca por um mar sem lixo, de Carlos Vaz, Portugal, Efígie, de Renato Coelho, e Semente: a história nunca contada (Seed: the untold story), de Taggart Siegel e Jon Betz, são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanherios, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 7ª sessão da Extensão à ilha Terceira do Festival Cine’Eco | Seia 2016, que ocorre na próxima terça-feira, dia 18 de abril, pelas 21h00, na sede do Observatório do Ambiente dos Açores (antiga Casa do Peixe), em Angra do Heroísmo.
Pesca por um mar sem lixo, (Fishing for a sea without waste) de Carlos Vaz, Portugal, 3’ 59’’, apresenta-nos a recolha seletiva dos resíduos gerados a bordo e capturados nas artes de pesca, através das infra-estruturas adequadas para a sua receção em terra. Este projeto vem unir pescadores e portos em torno da melhoria das condições ambientais da zona costeira portuguesa e da preservação dos ecossistemas marinhos. Mostra o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto “A Pesca Por Um Mar Sem Lixo”, envolvendo a comunidade piscatória de Peniche que tem como objetivo a melhoria da gestão de resíduos a bordo de embarcações de pesca e nos portos de pesca.
Em Efígie, de Renato Coelho, Brasil, 2015, 5’, a eternidade irrompeu no tempo…
 
Semente: a história nunca contada (Seed: the untold story), de Taggart Siegel e Jon Betz, EUA, 94’, Menção Honrosa / Longas Internacionais – Cine’Eco 2016, leva-nos ao século passado, quando cerca de 94% de variedades de sementes da Terra desapareceram, mas um grupo de agricultores, cientistas e indígenas defensores das sementes estão a travar uma batalha de David e Golias, contra a grande indústria da biotecnologia procurando proteger a diversidade do nosso património agrícola.
  
Estes três filmes/documentários dão continuidade à Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas do Faial, através do Observatório do Mar dos Açores, de São Miguel, através do ExpoLab e do 9500 Cine-Clube, e na Madalena do Pico, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira aquela autarquia. Todas as sessões são sempre de entrada livre.
Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 2 de maio, terão lugar sessões, divididas entre Sociedade Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros, encontrando-se a programação detalhada disponível em

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago