FACA - FESTA DA ANTROPOLOGIA, CINEMA E ARTE

A FACA REGRESSA À TERCEIRA

O Cine-Clube da Ilha Terceira leva a efeito no decurso dos meses de maio e junho mais uma extensão da

FACA

Festa de Antropologia Cinema e Arte

Depois de passar por Lisboa, a FACA volta à ilha da Terceira para celebrar os cruzamentos entre antropologia, cinema e arte. Durante os meses de Maio e junho, será possível assistir a um conjunto de documentários que retratam diferentes formas de habitar o mundo, promovendo o diálogo entre culturas e a partilha com o público.

Organizada pelo Núcleo de Antropologia Visual e da Arte do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e pelo Cine-Clubbe da Ilha Terceira, a programação da FACA deste ano, que decorre na sala de cinema da Recreio dos Artistas nos dias 16, 23 e 30 de Maio e 6 de junho, sempre às 21 horas, está dividida em duas partes:

As sessões "A Cidade em Foco" (dias 16 e 30 de Maio) recolhem o olhar de um grupo de jovens antropólogos portugueses e estrangeiros sobre o fenómeno urbano. As curtas-metragens aqui apresentadas fazem parte do trabalho desenvolvido em dois centros de ensino em Antropologia Visual: o Departamento de Antropologia da Universidade Nova de Lisboa, um dos polos nacionais mais profícuos nesta área, e o Granada Centre for Visual Anthropology, da Universidade de Manchester, uma das mais importantes escolas de Antropologia Visual da Europa. Sob a orientação das realizadoras e antropólogas Catarina Alves Costa e Ângela Torresan, o espetador encontra deambulações entre o Cais das Colunas, o Cemitério dos Prazeres, os bairros sociais de Santos ao Rego, a capital da Serra Leoa, ou o gueto de Kingston, na Jamaica, entre outros cenários urbanos em diferentes partes do mundo.


A Place for Everyone (2014), de AngelosRallis & Hans UlrichGößl

As sessões “Faca Convida” (dias 23 de Maio e 6 de Junho) apresentam dois filmes internacionais que se têm destacado na produção etnográfica dos últimos anos. Na primeira sessão será apresentado o filme Skin has Eyes and Ears, uma exploração da experiência sensorial de espaço e tempo entre os Ambonwari, na Papua, Nova Guiné. Na segunda sessão, mudamos de continente para ver A Place for Everyone, filme que explora a geografia humana de uma aldeia ruandesa duas décadas após o genocídio, através da vida de Tharcisse e Benoitte, dois jovens ruandeses em busca de um lugar entre o amor e o ódio, a vingança e o perdão.


Tudo bons motivos para uma ida ao cinema. A entrada é livre. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago