6ª Sessão da Extensão do Cine'Eco // 10 de Abril 21h00 | Sede d'Os Montanheiros

6ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira
do Festival Cine’Eco|Seia

Os documentários O Pico Gravita Baleias, O Fim da Neve e Baía Urbana são os filmes que o Cine-Clube da Ilha Terceira, o Observatório do Ambiente dos Açores e Os Montanheiros, numa parceria com o Festival Cine’Eco|Seia, com a colaboração da Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas, apresentam na 6ª sessão da extensão do Festival Cine’Eco | Seia do corrente ano à ilha Terceira, que ocorre na terça-feira, dia 10 de abril, pelas 21h00, na sede d’Os Montanheiro, à Rua da Rocha, em Angra do Heroísmo.

O Pico Gritava Baleias (Pico's Call to Whaling), de Sergio Romero Castaño (Spain), 2016, 7’, narra-nos a história da caça ao cachalote na ilha do Pico.



No documentário O Fim da Neve (The End of Snow), de Morgan Heim (EUA), 2016, 20’35’’, Prémio Internacional Água – Competição de Curtas-Metragens Internacionais, Documentários e Reportagens para Televisão, o inverno não está a chegar. Um cientista aventura-se na natureza para encontrar Jon Snow. Conhecemos a neve. Esta é a sua história.



O filme Baía Urbana (Urban Bay), de Ricardo Gomes, (Brazil), 2017, 73’, Grande Prémio Lusofonia – Camacho Costa – Competição de Filmes de Língua Portuguesa, mostra-nos que para preservarmos a Baía de Guanabara precisamos de conhecer quem lá vive. Pela primeira vez a vida submarina dessa grande baía, considerada uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo, é mostrada num documentário. Botos, tartarugas, corais, esponjas e mais de 50 espécies de peixes registradas durante as filmagens, fazem-nos refletir sobre o nosso modelo económico e a forma destrutiva do nosso relacionamento com o Oceano como um todo.

Estes três filmes/documentários integram a 6ª sessão da Extensão aos Açores | Terceira do Festival Cine’Eco|Seia, que também decorrerá nas ilhas de São Miguel, São Jorge e Faial, em resultado de uma parceria entre o Cine-Clube da Ilha Terceira, a Câmara Municipal de Seia e instituições locais. Todas as sessões são sempre de entrada livre.


Na Terceira, ao longo das próximas terças-feiras, até ao dia 1 de maio, terão lugar sessões, divididas entre a sala de cinema da Sociedade Filarmónica de Instrução e Recreio dos Artistas, o Observatório do Ambiente dos Açores (na antiga Casa do Peixe) e Os Montanheiros encontrando-se a programação detalhada disponível em https://www.facebook.com/cineclubeilhaterceira, http://oaa.centrosciencia.azores.gov.pt ou http://www.montanheiros.com.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nota Informativa - 2ª Temporada

"Cinema Paraíso" - artigo de Hugo Tiago (Cine-Clube da Ilha Terceira)

Comportem-se Como Adultos, um filme de Costa-Gavras | Hugo Tiago